FATORES QUE INFLUENCIAM A COMPRA DE PEIXES POR CLASSE SOCIAL NO MUNICÍPIO DE SANTARÉM-PA

Ana Cely de Sousa Coelho, Charles Hanry Faria Junior, Keid Nolan Silva Sousa

Resumo


RESUMO: O peixe é uma importante fonte proteica na Amazônia e tem consumo influenciado por fatores culturais, sociais e econômicos. O estudo apresenta os fatores que influenciam a compra de peixes em três mercados da cidade de Santarém-PA, realizado de novembro de 2013 a outubro de 2014, mediante o emprego de entrevistas junto aos consumidores. Os dados coletados foram divididos por Classes Sociais e analisados com ferramentas da estatística descritiva. Foram realizadas 923 entrevistas, permitindo estimar que 92,4% da população local e 90,2% dos consumidores se enquadram nas Classes Sociais “D” e “E” e 89,6% reside na Zona Urbana. Ocorre uma escolha pelo local de compra de acordo com a Classe Social e origem do consumidor. Os principais fatores motivadores da compra foram: espécie, oportunidade, preço e saúde e entre os fatores avaliados na compra: espécie, higiene, preço, qualidade e tamanho. A importância dos fatores é diferenciada entre classes sociais. O preço aparece na terceira posição e foi o único fator que ganhou importância na direção das Classes Sociais de menor poder aquisitivo. Os resultados alertam para a necessidade de garantir o abastecimento de peixes de baixo valor comercial e de políticas públicas voltadas ao uso sustentável dos recursos pesqueiros.

PALAVRAS-CHAVE: Classe social, Consumo, Motivador, Peixe.


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ISSN online 2318-0188