Cabeçalho da página

Notícias

Página de notícias da revista Amazônica

Chamada para publicação: Dossiê

 

Bioética e ética na pesquisa social: dilemas e perspectivas 

Organizadoras: Érica Quinaglia Silva (UnB/UFPA) e Tatiana Lionço (UnB) 

Como contraponto à proposta universalizante da Bioética principialista, um discurso multiculturalista, que contempla conflitos morais emergentes de contextos de opressão, tem surgido na América Latina. Para além da enunciação de princípios, como a autonomia, a beneficência, a não-maleficência e a justiça, a Bioética deve estar vinculada a debates sobre vulnerabilidades, pobreza, racismo, desigualdades de gênero, etc. Nesse sentido, para abarcar essas especificidades na pesquisa social, foi criada no contexto brasileiro a Resolução 510/2016. As negociações para a entrada em campo, as relações de poder entre pesquisadores e interlocutores traduzidas no termo de consentimento livre e esclarecido, a persistência da presunção de tutela das populações indígenas, a assunção de legitimidade de nossas interpretações frente a outras, a possibilidade de incorporação de nossos interlocutores como coautores de nossos trabalhos, as formas de registro e de publicização dos resultados de nossos estudos são algumas das questões que trazem desafios não somente para modelos regulatórios, como o sistema CEP/Conep no Brasil, como também para o próprio campo de atuação das Ciências Humanas e Sociais. 

Este dossiê tem como objetivo adensar as discussões sobre Bioética e ética na pesquisa social a partir dessa perspectiva crítica. Assim, interessam-nos estudos que discutam dilemas éticos em pesquisas nas Ciências Humanas e Sociais e as estratégias adotadas por equipes de pesquisa para dirimir tais questões éticas. Também pretendemos discutir como os comitês de ética em pesquisa vêm construindo direções para a consolidação de uma cultura de reconhecimento e garantia da ética em pesquisa nessas áreas, sinalizando os desafios que vêm enfrentando. Ainda, discussões teóricas que conciliem pressupostos da Bioética crítica aos desafios para a regulação da ética em pesquisa com seres humanos são esperadas na composição deste dossiê, que prevê conferir visibilidade bem como compartilhar novas inteligibilidades sobre ética em pesquisa produzidas por pesquisadoras e pesquisadores dos campos das humanidades e Ciências Sociais.

As propostas devem ser encaminhadas até 31/03/18

 
Publicado: 2017-11-01 Mais...
 

Chamada para publicação: Artigos

 
A revista Amazônica recebe submissões em fluxo contínuo o que o que possibilita maior conforto aos nossos colaboradores, haja vista que a qualquer momento podem submeter seus trabalhos para avaliação.  
Publicado: 2017-02-06 Mais...