Cabeçalho da página

A EDUCAÇÃO NA REGIÃO NORTE: APONTAMENTOS INICIAIS

Maria Aparecida da Silva Bento, Wilma de Nazaré Baía Coelho, Mauro Cezar Coelho, Daniela Martins Pereira Fernandes

Resumo

Este texto aborda aspectos da educação na região Norte, em particular, no Estado do Pará; oferece um enfoque sobre a diversidade cultural, especialmente a educação no campo, quilombola e indígena. Centrase na análise de documentos e projetos das organizações parceiras do Programa “Norte de saberes”. Conclui-se que a educação na Região Norte requer análises circunstanciadas sobre as suas diversas dimensões. Há que se salientar que os processos articulados pelos coletivos da sociedade civil são alvissareiros, ao pautar a construção coletiva de uma proposta democrática de educação de qualidade, que considere a diversidade territorial e humana, e a superação das desigualdades. Palavras-chave: Formação de professores, ensino médio, relações étnicoraciais


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazonica.v5i1.1302



 © As/os autoras/es que publicam na Amazônica Revista de Antropologia (ARA) retêm os direitos autorais e morais de seu trabalho, licenciando-o sob a Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja citado corretamente.

 

 

Creative Commons License
Amazônica - Revista de Antropologia da Universidade Federal do Pará é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil.

This is an open-access website under the terms of the Creative Commons Attribution-NoDerivatives License.
Based on a work at www.periodicos.ufpa.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/amazonica.