Cabeçalho da página

PESCADORES ARTESANAIS E SEGURO DEFESO: REFLEXÕES SOBRE PROCESSOS DE CONSTITUIÇÃO DE IDENTIDADES NUMA COMUNIDADE RIBEIRINHA DA AMAZÔNIA

Heribert Schmitz, Dalva Maria da Mota, Joenes Antonio Guimarães Pereira

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a influência de um programa de política pública motivado por preocupações ambientais – o seguro-defeso – no processo de constituição de uma identidade coletiva associada ao uso de recursos comuns (estoques pesqueiros). A pesquisa foi realizada por meio de um estudo de caso numa comunidade ribeirinha do estado do Pará no período de 2010 a 2011. Os procedimentos foram observações e entrevistas (totalizando 33 com lideranças, afiliados e não afiliados ao
seguro-defeso). As principais conclusões mostram: i) a complexidade da execução de um programa de política pública destinado a segmentos sociais que desenvolvem diversas atividades simultaneamente; ii) o jogo dos atores que, em função dos seus interesses, dão novos sentidos às regras oficiais; iii) a superposição de identidades ante a possibilidade de ter a sua sobrevivência facilitada; iv) controvérsias quanto às iniciativas de conservação dos recursos naturais.

Palavras-chave: Seguro-defeso, pescadores artesanais, gestão de recursos
naturais.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazonica.v5i1.1305



 © As/os autoras/es que publicam na Amazônica Revista de Antropologia (ARA) retêm os direitos autorais e morais de seu trabalho, licenciando-o sob a Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja citado corretamente.

 

 

Creative Commons License
Amazônica - Revista de Antropologia da Universidade Federal do Pará é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil.

This is an open-access website under the terms of the Creative Commons Attribution-NoDerivatives License.
Based on a work at www.periodicos.ufpa.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/amazonica.