Cabeçalho da página
Untitled Document

A Amazônia e o Futuro


Hilton P. Silva

Professor Adjunto II de Antropologia Biológica
Universidade Federal do Pará
E-mail: hdasilva@ufpa.br

Quando se pensa na Amazônia o que vem à mente, em geral, é a floresta imensa, a biodiversidade sem par, os rios caudalosos, os povos indígenas isolados.

Poucos se recordam de uma imensa população rural, de caboclos, ribeirinhos, quilombolas e muitos outros, que aqui vivem há séculos, povoando cada recanto da região. Região que, aliás, jamais foi um vazio demográfico. Gente que conhece cada espécie de planta, cada pegada de bicho, cada tipo de solo e cada curva de rio.

Os jovens, dos diversos grupos, são os receptáculos presentes e futuros desses conhecimentos. Sem a participação deles todo o saber tradicional morrerá.

Quando se pensa no porvir da Amazônia, o que vem à mente é a floresta íntegra, os animais sem risco, as águas límpidas, as culturas locais respeitadas. Para que isso ocorra é preciso
cuidar do que mais precioso existe nesse lugar, suas crianças.

De Aracampina a Caxiuanã, de Mamirauá a Santo Antônio, e muito além, nos lagos e igarapés, nas ilhas e nos barrancos, os meninos e meninas que nos olham fixamente, que sorriem, que nos abraçam e a quem pouco conhecemos, são retratos do futuro.

Sua saúde, crescimento, educação e segurança representam a melhor oportunidade de cuidado com a natureza, e o caminho mais curto para o desenvolvimento dessa terra de águas, com sustentabilidade ambiental e social, e respeito à enorme diversidade, que o mundo chama de Amazônia

 

 

Aracampina 1

 

Aracampina 1

 

Caxiuana 1

 

Mamiraua 1

 

Mamiraua 2

 

Mamiraua 3

 

Santo Antonio 1

 

Santo Antonio 2

 





 © As/os autoras/es que publicam na Amazônica Revista de Antropologia (ARA) retêm os direitos autorais e morais de seu trabalho, licenciando-o sob a Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja citado corretamente.

 

 

Creative Commons License
Amazônica - Revista de Antropologia da Universidade Federal do Pará é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil.

This is an open-access website under the terms of the Creative Commons Attribution-NoDerivatives License.
Based on a work at www.periodicos.ufpa.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/amazonica.