Cabeçalho da página

ETNOGRAFIA DE PRÁTICAS RELACIONADAS À AGRICULTURA E ALIMENTAÇÃO EM COMUNIDADE RURAL NO LITORAL NORTE DO RIO GRANDE DO SUL

Ana Paula de Carli, Mariana Oliveira Ramos, Joana Braun Bassi, Lidiane Fernandes da Luz, Carolina Michelon Terme, Rumi Regina Kubo

Resumo

O presente artigo apresenta algumas reflexões geradas no processo de execução do projeto “Promoção do desenvolvimento rural sustentável na Região Nordeste do Rio Grande do Sul: extrativismo, saberes e fazeres locais e conservação ambiental”. Este projeto buscou problematizar: i) de que forma modos de vida específicos podem ser revalorizados, em um contexto de conservação da Mata Atlântica? ii) como se articulam as dimensões locais e da sociedade abrangente, no sentido de fomentar possibilidades de desenvolvimento rural com o reconhecimento e o respeito à alteridade? O artigo enfatiza as relações entre as pessoas e a natureza nas narrativas sobre as práticas atuais e passa¬das de agricultores moradores de áreas de encosta do Litoral Norte do Rio Grande do Sul. No processo de constituição das narrativas buscamos compreender como os espaços são organizados, conectando plantas, animais, água a uma lógica produtiva e de continuidade da vida. Enfim, destacamos alguns elementos que problematizam as relações entre esse modo de vida e o debate sobre o desenvolvimento rural. Palavras-chave: práticas locais, patrimônio cultural, diversidade socioambiental, desenvolvimento rural.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazonica.v5i3.1607



 © As/os autoras/es que publicam na Amazônica Revista de Antropologia (ARA) retêm os direitos autorais e morais de seu trabalho, licenciando-o sob a Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja citado corretamente.

 

 

Creative Commons License
Amazônica - Revista de Antropologia da Universidade Federal do Pará é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil.

This is an open-access website under the terms of the Creative Commons Attribution-NoDerivatives License.
Based on a work at www.periodicos.ufpa.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/amazonica.