Cabeçalho da página

IDENTIDADE, GÊNERO E MÚSICA NOS CANTOS FUNERÁRIOS JAVAÉ

Sonia Regina Lourenço

Resumo

Este texto aborda o canto funerário das mulheres Javaé como um gêne­ro musical emergente de contextos performativos. Os lamentos e choros chamados de iburu são executados pelas mulheres durante os períodos de luto. Será analisada, inicialmente, a relação desses cantos com a nar­rativa mito-cosmológica e, em seguida, as categorias da teoria nativa da música obtidas por meio da pesquisa de campo que põem em evidência os aspectos desses cantos como composições improvisadas, música vo­cal e narrativas musicalizadas inscritas num processo performativo que sintetiza identidades de gênero, afecções como nostalgia, saudade e dor exteriorizados em formas poéticas sonoras.

Palavras-chave: cantos, gênero, identidade, Javaé.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazonica.v6i1.1745



 © As/os autoras/es que publicam na Amazônica Revista de Antropologia (ARA) retêm os direitos autorais e morais de seu trabalho, licenciando-o sob a Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja citado corretamente.

 

 

Creative Commons License
Amazônica - Revista de Antropologia da Universidade Federal do Pará é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil.

This is an open-access website under the terms of the Creative Commons Attribution-NoDerivatives License.
Based on a work at www.periodicos.ufpa.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/amazonica.