Cabeçalho da página

RAPÉ E XAMANISMO ENTRE GRUPOS INDÍGENAS NO MÉDIO PURUS, AMAZÔNIA

Gilton Mendes dos Santos, Guilherme Henriques Soares

Resumo

Fabricado com base no tabaco, o rapé ocupa um lugar especial no xamanismo entre os grupos indígenas do médio Purus (Amazônia). O texto propõe explorar o uso e sentido do rapé entre alguns desses grupos, contribuindo assim para descortinar seu papel e tecer algumas considerações preliminares acerca das práticas de xamanismo na região e da relação dos indígenas com os vários seres que habitam os universos descritos em suas cosmologias. A proposta é realizar um estudo multissituado a partir de dados obtidos em documentos históricos e relatos etnográficos sobre diferentes grupos que vivem na região. Mesmo sem um estudo que aborde de maneira transversal a questão, os dados apresentados apontam para a inevitável conexão entre o rapé e o xamanismo no médio Purus e nos ajudam a compreender a plêiade de grupos habitantes dessa região como um sistema em comunicação, apontando para uma etnologia do Purus para além das diferenças históricas ou etnonímicas. Palavras-chave: Rapé, xamanismo, grupos indígenas, médio Purus, Amazônia


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazonica.v7i1.2148



 © As/os autoras/es que publicam na Amazônica Revista de Antropologia (ARA) retêm os direitos autorais e morais de seu trabalho, licenciando-o sob a Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja citado corretamente.

 

 

Creative Commons License
Amazônica - Revista de Antropologia da Universidade Federal do Pará é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil.

This is an open-access website under the terms of the Creative Commons Attribution-NoDerivatives License.
Based on a work at www.periodicos.ufpa.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/amazonica.