Cabeçalho da página

Teçume d’Amazônia: fortalecimento político das mulheres produzindo vitalidade de conhecimentos tradicionais

Marília de Jesus Silva Sousa, Nelissa Peralta Bezerra, Juliana Menegassi Leoni, Maria Marly das Chagas Oliveira, Maria Rosenize Assis Amaral

Resumo

Os conhecimentos tradicionais associados ao uso da fibra vegetal Cauaçu (Calathea lutea) para produção de artesanato fazem parte de um conjunto de práticas e técnicas corporais reproduzidas no cotidiano de um grupo de mulheres da RDS Amanã (AM). Este trabalho apresenta uma etnografia da produção de artesanato de cauaçu descrevendo a cadeia operatória e seus significados sociais. O estudo de caso mostra que a vitalização da produção de conhecimentos tradicionais não passa apenas por um “resgate” de conhecimentos, mas por um processo dinâmico onde organização política, mercado, saberes, ambiente e economia são acionados para a ressignificação dos conhecimentos tradicionais e seus produtos.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazonica.v8i2.5046



 © As/os autoras/es que publicam na Amazônica Revista de Antropologia (ARA) retêm os direitos autorais e morais de seu trabalho, licenciando-o sob a Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja citado corretamente.

 

 

Creative Commons License
Amazônica - Revista de Antropologia da Universidade Federal do Pará é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil.

This is an open-access website under the terms of the Creative Commons Attribution-NoDerivatives License.
Based on a work at www.periodicos.ufpa.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/amazonica.