Cabeçalho da página

Inclusão e exclusão: Etnografia das redes de sociabilidades gays e lésbicas em Teresina

Ana Kelma Cunha Gallas, Pâmela Laurentina Sampaio Reis

Resumo

Este trabalho constitui-se de dois relatos no formato de história de vida, fornecidos por uma interlocutora que se define como lésbica e um interlocutor que se define como gay, pertencentes às camadas médias urbanas na cidade de Teresina. Explora-se, por meio deste recorte específico, situações vivenciadas por gays e lésbicas no âmbito de suas redes de sociabilidade. Utiliza-se aqui o conceito de rede como um recurso da metodologia etnográfica desenvolvida pela Escola de Manchester. Através dela, buscamos, enfatizar as relações interpessoais num meio social não estruturado e em contextos sociais particulares. A análise dos arranjos das relações e as lógicas classificatórias utilizadas, bem como as posições e os padrões de interação, nos informam sobre as fronteiras, as tensões e as negociações existentes na dinâmica das redes. Assim, buscam-se entender como são produzidas as gramáticas morais, que operam no sentido de controlar o comportamento dos  indivíduos, bem como reforçar certas normas sociais. Nesse sentido, consideram-se como categorias de análise: “honra”, “distinção” e “vergonha”.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazonica.v8i2.5050



 © As/os autoras/es que publicam na Amazônica Revista de Antropologia (ARA) retêm os direitos autorais e morais de seu trabalho, licenciando-o sob a Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja citado corretamente.

 

 

Creative Commons License
Amazônica - Revista de Antropologia da Universidade Federal do Pará é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil.

This is an open-access website under the terms of the Creative Commons Attribution-NoDerivatives License.
Based on a work at www.periodicos.ufpa.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/amazonica.