Cabeçalho da página

Aspectos Socioambientais da Pesca Manejada de Pirarucus (Arapaima gigas) no Sistema de Lagos Jutaí-Cleto, Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, AM

Edna F. Alencar, Isabel Soares de Sousa

Resumo

O artigo analisa os aspectos socioambientais do projeto de manejo de pirarucus (Arapaima gigas) desenvolvido por um coletivo de pescadores e pescadoras residentes em quatro comunidades da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (RDSM), estado do Amazonas, no sistema de lagos do Jutai-Cleto. O objetivo é descrever a forma de organização do trabalho para a captura dos animais, e destacar a importância desse projeto para a conservação de recursos pesqueiros na várzea amazônica, para a reprodução de saberes ecológicos tradicionais e de técnicas de pesca. Os dados analisados resultam de pesquisas realizadas entre os anos de 2011 e 2016 com esse coletivo de manejadores, obtidos com uso de metodologias participativas, com a observação direta de suas práticas, participação em reuniões e realização de entrevistas formais com pescadores e pescadoras. O artigo mostra que os conhecimentos ecológicos tradicionais são combinados aos conhecimentos científicos, e permitem aos pescadores tomar decisões sobre o momento e lugar de realizar a pesca nos lagos. A organização do trabalho na pesca manejada é orientada por conceitos como igualdade, cooperação, e equidade de gênero, mas a divisão do grupo em equipes, e o domínio de conhecimentos especializados sobre a ecologia e o comportamento dos animais, e sobre as características do ambiente, repercutem na produtividade da pesca, e na individualização dos ganhos. Concluímos mostrando que o projeto de manejo está contribuindo para a circularidade de saberes relacionada à pesca de pirarucus, e a importância da participação das mulheres, criando as condições para que as crianças sejam envolvidas nessa atividade. 


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazonica.v9i1.5483



 © As/os autoras/es que publicam na Amazônica Revista de Antropologia (ARA) retêm os direitos autorais e morais de seu trabalho, licenciando-o sob a Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja citado corretamente.

 

 

Creative Commons License
Amazônica - Revista de Antropologia da Universidade Federal do Pará é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil.

This is an open-access website under the terms of the Creative Commons Attribution-NoDerivatives License.
Based on a work at www.periodicos.ufpa.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/amazonica.