Cabeçalho da página

“Agora Entrou Água”: Sobre Experiência e Estratégias de Sobrevivência Entre Pescadores Artesanais em uma Vila Amazônica

Darnisson Viana Silva

Resumo

Este artigo versa sobre o modo de vida contemporâneo de uma família de pescadores artesanais no distrito de Alter do Chão, Santarém/PA. Trata-se de estudo exploratório cujas análises buscam estabelecer a hipótese de que os atores sociais envolvidos na pesquisa mobilizam diferentes manobras e estratégias para escapar das dificuldades encontradas no seu ofício “primordial”, a pesca. Novas configurações sociais do vilarejo e o avanço de forças econômicas externas tensionam a reprodução social e a condição de pescador artesanal local. Os dados coletados em campo a partir de imersão etnográfica apontam para aspectos do modo de vida desses atores sociais que os aproximam da caracterização de pescadores polivalentes nos termos de Furtado (1990, 1993) e os quais sinalizam para a necessidade de uma abordagem que leve em consideração as particularidades histórico-geográficas, trajetórias individuais e situações relacionais. Assim, conclui-se em primeira instância que o entendimento nativo dos pescadores sobre os significados da experiência e da estratégia de sobrevivência é de grande valia tanto nas “artimanhas” para capturar o peixe quanto nas “artimanhas do viver” e que contextos multiculturais em decorrência, sobretudo, da consolidação do turismo na pequena localidade podem gerar novas visões de mundo a partir do contato entre culturas. 


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazonica.v9i1.5488



 © As/os autoras/es que publicam na Amazônica Revista de Antropologia (ARA) retêm os direitos autorais e morais de seu trabalho, licenciando-o sob a Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja citado corretamente.

 

 

Creative Commons License
Amazônica - Revista de Antropologia da Universidade Federal do Pará é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil.

This is an open-access website under the terms of the Creative Commons Attribution-NoDerivatives License.
Based on a work at www.periodicos.ufpa.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/amazonica.