Cabeçalho da página

COMER MAIS E MELHOR: OS IMPACTOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA NA ALIMENTAÇÃO DE FAMÍLIAS DE PESCADORAS ARTESANAIS DE PERNAMBUCO

Viviane Kraieski de Assunção, Maria do Rosário de F. A. Leitão, Pedro Henrique Dias Inácio

Resumo

O Programa Bolsa Família foi lançado pelo governo federal com
o objetivo de combater a fome e a miséria no Brasil. Neste artigo,
analisamos os impactos do recebimento deste beneficio na alimentação de famílias de pescadoras artesanais de Pernambuco, a partir de pesquisa empírica realizada em 11 localidades no ano de 2010. Destacamos a questão de gênero, que é fundamental para pensar a atividade da pesca e as práticas alimentares. Através dos dados da pesquisa, mostramos que o recebimento do benefício provoca mudanças na alimentação das famílias beneficiadas, tanto na quantidade de alimentos consumidos, no caso das carnes, quanto na introdução de novos alimentos nas práticas alimentares cotidianas, como alguns alimentos industrializados. Observa-se ainda que o recebimento do Bolsa Família apresenta uma estreita relação com a atividade da pesca e o cotidiano das pescadoras pesquisadas.

Palavras-Chave: Alimentação, pescadoras, Programa Bolsa Família.


Texto completo:

PDF HTML


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazonica.v4i2.961



 © As/os autoras/es que publicam na Amazônica Revista de Antropologia (ARA) retêm os direitos autorais e morais de seu trabalho, licenciando-o sob a Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja citado corretamente.

 

 

Creative Commons License
Amazônica - Revista de Antropologia da Universidade Federal do Pará é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil.

This is an open-access website under the terms of the Creative Commons Attribution-NoDerivatives License.
Based on a work at www.periodicos.ufpa.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/amazonica.