Logo do cabeçalho da página Revista Conexões de Saberes

AS DIFICULDADES NA LEITURA E ESCRITA POR CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA.

Melissa Maynara Rêgo, Valmir Sousa

Resumo

O projeto circuito de leitura: lendo para ser feliz, em desenvolvimento na E.E.E.F. M Consuelo Coelho e Souza com turmas de 6º e 7º ano da educação básica, situado no bairro do 40 Horas apresenta alunos de diferentes faixa etárias e com grandes dificuldades na leitura de literaturas universais. O objetivo desse trabalho é apresentar um relato de experiências com esses alunos inseridos no processo de aceitação e no desenvolvimento tanto da leitura quanto da escrita, pois percebemos o desnivelamento das crianças enquanto ao domínio entre esses dois alicerces da alfabetização. A metodologia do trabalho iniciou em Abriu de 2014 e segue em desenvolvimento. A principio solicitamos as crianças de ambas as turmas a elaboração de redações e posteriormente desenvolvemos com o 6º ano a leitura do livro “Confissões de um vira- lata” do autor Orígenes Lessa e com o 7º ano trabalhamos a literatura“ Diario de um banana” do autor Jeff Kinney. Apreendemos que o desenvolvimento da segunda turma foi muito maior do que o da primeira, pois essa já havia sido trabalhada no ano anterior e com isso obtivemos uma aceitabilidade tanto da leitura quanto da escrita muito superior ao do 6º ano que inicialmente não aceitou o circuito de leitura, pois relutavam em apresentar as suas dificuldades.


Texto completo:

PDF

Referências


Concepção da escola ensino e aprendizagem. Disponível em: http://letrasunifacsead.blogspot.com.br/p/paulo-freire-concepcoes-de-escola.html Acesso em 27 set 2014.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (coleção Leitura)

DINIZ, Elloara Azevedo. Construção da leitura e escrita na educação infantil. Disponível em http://castelobrancocientifica.com.br/img.content/artigos/artigo24.pdf Acesso em 27 set 2014.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/cs.v1i1.3899

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista PET Interdisciplinar e Programa Conexões de Saberes On-Line