Logo do cabeçalho da página Revista Conexões de Saberes

SITUAÇÕES E REPRESENTAÇÕES SOBRE ADOLESCENCIA, JUVENTUDE E VIOLÊNCIA: UM ESTUDO QUALITATIVO A PARTIR DA MÍDIA IMPRESA PARAENSE

Thaís PIMENTEL, Lucia Isabel SILVA

Resumo

O presente trabalho apresenta o recorte da pesquisa de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) situações e representações sociais na mídia impressa sobre adolescência, juventude e violência no cenário paraense. Com o objetivo de descrever as situações de violência envolvendo adolescentes e jovens veiculados na mídia impressa em Belém-Pa, analisando as representações sociais sobre essas situações que a mídia contribui ao divulgar. A metodologia utilizada foi pesquisa de enfoque qualitativo, sob o recorte bibliográfico e documental, tendo como documento o caderno policial do Jornal Diário3 no período 22 a 28 de Outubro de 2013. Os dados mostram que de acordo com a pesquisa os jovens envolvidos nesses atos violentos são em sua maioria homens entre 15 a 26 anos de idade, moradores de periferias e alguns reincidentes de outros crimes. Em relação à linguagem utilizada o estudo mostrou que há por parte da mídia uma preocupação em descrever detalhes referentes à brutalidade dos casos, além de utilizarem uma linguagem metafórica que contribui na construção de representações sociais que identificam um “jovem problemático”, seja na condição de autor ou vítima nos casos violentos, não havendo uma preocupação em discutir o contexto dos casos.


Texto completo:

PDF

Referências


ABRAMOVAY, Miriam. Juventude, violência e vulnerabilidade social na América Latina: desafios para políticas públicas / Miriam Abramovayet alii. – Brasília, UNESCO, BID, 2002. 192 p. Disponível em: . Acesso em: 18 set. 2014.

ASSIS, Simone G.; DESLANDES, Suely F.; SANTOS, Nilton C. Violência na adolescência: sementes e frutos de uma sociedade desigual. In: BRASIL, Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Impacto da violência na saúde dos

Revista PET Interdisciplinar e Programa Conexões/UFPA On-line. Vol. 01 – 2016.. Página 54

brasileiros. Brasília: Ministério da saúde, 2005. p.79-115.

BRASIL, Estatuto da criança e adolescente. Brasília: IMAS, 2008.

CASTRO, Mary G. Quebrando mitos: juventude, participação e políticas. Perfil, percepções e recomendações dos participantes da 1º Conferência Nacional de Políticas Públicas de juventude; resumo executivo / Mary Garcia Castro e Miriam Abramovay. Brasília: RITLA, 2009. Disponível em:

. Acesso em: 14 nov. 2014.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Minidicionário da Língua Portuguesa. 3ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa.4ed.São Paulo: Atlas,

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa social: teoria, método e criatividade.

ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

SILVEIRA, Luciana Ramos et al. Adolescer cidadão: percepção da cidadania no cotidiano adolescente. Revista eletrônica de enfermagem. Santa Catarina, p. 537-545, jul-set, 2011. Disponível em:< http://www.revistas.ufg.br/index.php/fen/article/view/9745> Acesso em: 9 de nov. 2014.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/cs.v1i1.3906

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista PET Interdisciplinar e Programa Conexões de Saberes On-Line