Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Hendu – Revista Latino-Americana de Direitos Humanos é uma publicação interdisciplinar semestral vinculada ao Consórcio Latino-Americano de Pós-Graduação em Direitos Humanos, que objetiva divulgar a melhor produção acadêmica (ou investigação) na área de direitos humanos das universidades latino-americanas entre si e com centros de altos estudos em todo o mundo.

As contribuições das diversas disciplinas vinculadas aos direitos humanos são bem-vindas. Elas podem tomar a forma de ensaios teóricos, investigações históricas, reflexões filosóficas e pesquisas empíricas.


Ao submeter seus artigos, os autores consentirão na livre distribuição de seus trabalhos e transferência dos seus direitos, referentes às leis de propriedade intelectual existentes. A vantagem de uma publicação eletrônica é a velocidade de preparo e lançamento do trabalho, o que protege sua originalidade.

 

Políticas de Seção

Artigos Científicos Originais

Artigos originais são trabalhos inéditos que demonstram uma análise de relevância para o avanço do conhecimento sobre os direitos humanos e áreas afins. Os editores reservam-se o direito de publicar, em seguida ao artigo, comentários de outros autores caso o conteúdo do artigo seja polêmico e suscite o debate.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos de Reflexão

Artigos de reflexão são textos que não estejam enquadrados como artigos científicos originais, podendo ser palestras, entrevistas, traduções, decisões de tribunais ou artigos não acadêmicos.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas de Livros ou Teses

São aceitas resenhas de livros ou de teses após sua publicação ou defesa. As resenhas devem ter no máximo cinco (05) páginas, incluída bibliografia.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Jurisprudência Comentada

Contribuições relacionadas à análise de textos jurídicos.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

O processo de avaliação aos quais são submetidas as contribuições é rigorosamente definido através das etapas formalizadas pela revista.

O editor de área verifica o texto submetido ao periódico e analisa se atende aos quesitos essenciais de layout e se está dentro do foco ao qual a revista se propõe: que é publicar artigos relacionados aos direitos humanos em seus mais variados contextos. O editor responsável e demais editores reservam-se o direito de rejeitarem textos que estejam fora das diretrizes estabelecidas pela revista, isto é, inadequados à temática, abordagem, linguagem, princípios éticos, apresentação ou outros aspectos adotados formalmente pelo periódico.

Os textos submetidos deverão atender aos princípios éticos fundamentais da prática científica. Os autores devem colocar em nota de rodapé ou mesmo no corpo do texto informações sobre as autorizações legais obtidas para a realização das pesquisas que resultaram na publicação, quando necessário. Os autores serão os responsáveis pela veracidade das informações publicadas.

Os textos submetidos devem observar rigorosamente as normas editoriais, pois caso não estejam adequados, serão devolvidos para a realização da adequação do autor e re-submetidos à revista para que sejam verificados e avaliados.

A revista se reserva o direito de classificar o trabalho submetido como artigo científico original ou artigo de reflexão, devendo comunicar ao autor a decisão com a devida justificativa e aguardar a concordância deste.

Somente artigos científicos originais e artigos de reflexão serão avaliados pelos revisores da revista. As resenhas de livros ou teses serão verificadas pelo editor responsável e demais editores.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.