Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Moara é a revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Pará. É um periódico de circulação nacional, com classificação B2 no índice Qualis da CAPES, que traz ao público, desde 1993, produções científicas de pesquisadores do Brasil e do exterior.

Trata-se de um periódico semestral, com duas edições anuais (janeiro-junho e agosto-setembro), que dedica alternadamente um número aos Estudos Linguísticos e outros aos Estudos Literários.

A revista publica artigos científicos vinculados às diversas linhas de pesquisa das áreas de Estudos Linguísticos e Literários, que sejam fruto de um processo de produção de conhecimento pautado em diretrizes teóricas e metodológicas coerentes.

Aceitamos artigos de: a) doutores, mestres e discentes de cursos de Doutorado e, b) discentes de curso de Mestrado em co-autoria com doutores. 

 

Políticas de Seção

Dossiê Max Martins 90

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os textos submetidos para publicação na revista são avaliados anonimamente por dois pareceristas membros do Conselho Editorial e/ou consultores ad hoc. Em casos de discrepâncias, o artigo é avaliado por um terceiro parecerista. Somente os trabalhos aprovados pelos pareceristas, e ratificados pela Comissão Editorial, são encaminhados para publicação, desde que as modificações sugeridas, se houver, tenham sido atendidas pelo autor.

A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusivamente dos autores. Ficam concedidos à Revista Moara todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico ou sua tradução para outro idioma, exceto se a permissão for concedida pela Comissão Editorial da Moara. 

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

História da Moara

A primeira edição da Revista Moara aconteceu em 1993.Na apresentação, a professora Socorro Simões explicava o sentido do nome da revista: "O que vem à luz? O que ajuda a nascer? O que promove a luz? Pretendemos desta maneira, que cada número de MOARA seja a materialização do significado de seu título. É dessa luz que dirá MOARA.Uma luz que precisa se fazer conhecer, para se tornar conhecida."
Moara é uma revista semestral e até o número 35 seu formato era impresso. Em 2011, migrou para a plataforma Seer e passou a ser exclusivamente digital. No primeiro semestre de 2016, todas as edições da revista forma digitalizadas e já estão disponíveis para consulta.

O principal objetivo da Moara é funcionar como um importante canal de divulgação científica na região amazônica, colocando em circulação artigos de pesquisadores, professores e alunos cujos artigos tomem a linguagem, em suas múltiplas dimensões e articulações.