MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Normas para submissão de trabalhos

Sobre autores

Aceitaremos, para avaliação artigos de a) doutores, mestres e discentes de cursos de Doutorado e, b) discentes de curso de Mestrado em co-autoria com doutores.

Os trabalhos submetidos fora das normas exigidas pela Moara são sistematicamente recusados. 

Normas gerais

Os trabalhos, redigidos em português, inglês, francês ou espanhol, devem ter entre 10 e 20 páginas (incluindo referências e anexos), todas as margens com 3cm, em papel tamanho A4. Exceto quando for indicado proceder de outra forma, o texto todo deve ser digitado em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 e modo justificado. Para caracteres especiais, devem ser usadas fontes UNICODE (Charis SIL, Doulos SIL, Lucida Sans Unicode, DejaVu, etc), escolhendo-se um único tipo de fonte UNICODE em todo o artigo.

Os artigos devem ser submetidos em formatos Word (com identificação) e PDF (sem identificação), sem numeração de páginas, conforme as normas específicas a seguir. 

Normas específicas

Título: O título, redigido na língua do artigo, com letra maiúscula apenas na primeira palavra e em casos requeridos, deve ser alinhado à direita, fonte 16 e em negrito. Na segunda linha logo após o título deve ser colocada a versão do título em inglês, fonte 12, em itálico e negrito. Quando o artigo for redigido em inglês, deverá ser colocada a versão do título em português.

Identificação: O nome completo do autor, ou dos autores, deve ser indicado na linha após o título, também alinhado à direita, em fonte tamanho 12. O SOBRENOME principal do autor deve ser destacado em caixa alta, fonte normal. Na linha seguinte, também alinhado à direita, deve vir o nome da Instituição, por extenso, seguido da sigla oficial entre parênteses. Em caso de mais de um autor, todas as identificações devem estar dispostas em linhas separadas, com sequência e formatação idênticas.

Ao lado do nome de cada autor, deve-se incluir uma nota de rodapé indicando a Titulação em..., detalhes da afiliação (Universidade, Departamento/Faculdade, Cidade e Estado) e email para contato. Usa-se, como chamada de nota, um asterisco para o primeiro autor e dois asteriscos para o segundo.

Resumo: Deve ser colocado na terceira linha abaixo da Identificação. O resumo deve conter entre 100 e 150 palavras, ser precedido da palavra RESUMO, em caixa alta, negrito e seguida de dois-pontos. O resumo deve ser escrito em fonte tamanho 11, sem adentramento e justificado. São exigidos dois resumos, sendo o primeiro na língua do artigo e o segundo em inglês; para artigos escritos em inglês, o segundo resumo deve ser em português.

As PALAVRAS-CHAVE, de três a cinco e separadas por ponto, devem seguir as mesmas normas do Resumo e ser colocadas na segunda linha abaixo de cada resumo. 

Seções e subseções: Todas as seções devem ser numeradas sequencialmente, exceto a Introdução e as Considerações Finais, que não recebem numeração. Os títulos das seções, em negrito, fonte 14, devem estar alinhados à esquerda, com letra maiúscula apenas na primeira palavra e em casos requeridos. 

Os títulos das subseções seguem o mesmo formato, exceto que devem ser colocados em itálico e fonte 12. A utilização de subseções só será permitida se houver duas ou mais a serem acrescentadas na mesma seção. Não são permitidas subseções acima de dois níveis (ex., 1.1.1, 1.2.1 etc.). O título de cada seção deve ser precedido e seguido por apenas uma linha em branco. Os parágrafos devem apresentar adentramento de 1,25 cm.

Citações: As citações com três ou mais linhas, devem ser dispostas com um recuo de 4 cm, sem adentramento na primeira linha, em fonte tamanho 10, com uma linha em branco antes e depois do texto. Citações com menos de três linhas devem ser inseridas no próprio texto e destacadas “por meio de aspas”. As ‘aspas simples’ são reservadas para traduções ou explicações de significado. Para destacar exemplos ou termos estrangeiros citados no próprio texto, usa-se fonte em itálico. As citações em uma língua estrangeira que não seja a do artigo devem ser traduzidas em nota de rodapé.

Notas: Devem ser mínimas e posicionadas no rodapé da página, fonte Times New Roman, tamanho 10, com espaçamento simples, justificadas, sem adentramento e numeradas sequencialmente.

Exemplos: Os exemplos devem ser numerados sequencialmente ao longo de todo o texto, com numeração entre parênteses e alinhada à esquerda. Use a tecla  TAB (não a barra de espaço) para alinhar exemplos e glosas. Referências feitas a exemplos no texto devem assumir a forma (2a) e (2b), com número e letra entre parênteses. Não se deve utilizar numeração automática.

Figuras, tabelas e quadros: Figuras, tabelas e quadros devem ser integrados ao texto, centralizados e numerados sequencialmente. Se isso não for possível, podem ser apresentados como anexos, com referência explícita no texto. Todos devem incluir uma Legenda explicativa, posicionada na parte superior, centralizada, fonte Times New Roman tamanho 10 e em negrito. A fonte de figuras, tabelas ou quadros deve ser posicionada na parte inferior, centralizada, fonte Times New Roman tamanho 10.

Agradecimentos: Os agradecimentos, se houver, devem preceder as referências, sem numeração de seção.

Referências: As REFERÊNCIAS, sem numeração de seção, em caixa alta e fonte 14, devem conter somente obras citadas no texto e seguir as normas da ABNT; caso a obra seja traduzida, solicita-se que se informe o nome do tradutor. Seguem alguns exemplos:

Livros
SOBRENOME, N. Título. Cidade: Editora, Ano.
SOBRENOME, N.; SOBRENOME, N. Título. Cidade: Editora, Ano.
SOBRENOME, N. (Org). Título. Cidade: Editora, Ano.

Capítulos de livros
SOBRENOME, N. Título. In: SOBRENOME, N. (Org.). Título. Cidade: Editora. Ano. p. X-X.

Dissertações e teses
SOBRENOME, N. Título. Dissertação/Tese (Mestrado/Doutorado em ...) – Faculdade de ..., Universidade ..., Cidade, Ano.

Artigos em periódico (impresso e online)
SOBRENOME, N. Título. Periódico, Cidade, vol./n. Y, p. X-X, Ano.
SOBRENOME, N. Título. Periódico, Cidade, vol./n.Y, p. X-X, mês Ano. Disponível em: . Acesso em: dia mês ano.

Documento eletrônico
INSTITUIÇÃO. Complemento (se houver). Título. Cidade, Ano. Disponível em: ... Acesso em: dia mês ano.

Trabalho de congresso ou similar (publicado)
SOBRENOME, N. Título. In: NOME DO EVENTO, 1, Ano, Cidade. Anais...Cidade: SIGLA DA INSTITUIÇÃO. Disponível em:. Acesso em: Dia mês Ano.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.