MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944

Avalovara, de Osman Lins, e a realização trágica do homem e da obra de arte

Harley Farias Dolzane, Antônio Máximo Ferraz

Resumo

Objetiva interpretar Avalovara, de Osman Lins, em diálogo com a dinâmica trágica de velamento do real que se dirige ao homem para a realização, através da linguagem, não só do texto literário, mas também do texto de sua própria existência. No entrelaçamento de oito diferentes narrativas, revela-se a estrutura trágica do romance a partir de um palíndromo: um quadrado e uma espiral que determinam o desenvolvimento da trama na tensão Destino/Liberdade, Espaço/Tempo, Limite (quadrado) / Ilimitado (espiral), articulados na Linguagem. O trágico também surge no desempenho dos personagens, vez que estão lançados numa travessia de autoprocura que lhes solicita constantemente a (re)elaboração criativa da existência como própria possibilidade de realização humana. Portanto, é possível estabelecer correlação entre a figuração do homem e da obra literária. Ambos são ficcionais: seus sentidos configuram-se na Linguagem, num diálogo entre diversas narrativas que se entrecruzam para constituir o tecido da existência.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/moara.v1i37.1344