A ANÁLISE DO DISCURSO NO BRASIL DO MERCADO LIVRE

Robert de Beaugrande

Resumo


 Esse trabalho apresenta considerações gerais sobre a evolução da Análise do Discurso e trata, especificamente, da sua relação com a situação politica e sócio-econômica brasileira. São feitas observações sobre o discurso publico no “país do mercado livre” e é analisado o “discurso transcendental” de uma peça publicitaria de uma empresa multinacional. A análise apresentada objetiva ligar os sentidos do texto às condições do país. É um estudo de caráter critico que está a serviço uma ideologia “ecológica”, ou seja, que afirma o valor da vida do homem através da busca de sua preservação em ambiente humano. Tenta mostrar as diversas estratégias utilizadas na construção do texto com propósito de sensibilizar as pessoas para escolhas entre o consumismo e o “ecologismo”, entre o egoísmo e a generosidade, entre o poder e a solidariedade e entre o confronto e a cooperação. 


Texto completo:

Sem título PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/moara.v2i6.2895

      http://diadorim.ibict.br/handle/1/1356