MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944

DA ORALIDADE À ESCRITA, UM CAMINHO A PERCORRER

Ana Lygia Cunha

Resumo

As oficinas de recepção e produção de textos que são realizadas por subprojetos do Programa Intregado de Pesquisa “O imaginario nas formas narrativas Orais populares da Amazônia paraense” (INFOPAP) buscam oferecer à comunidade universitaria e aos professores das redes de ensino pública e privada de Belém e interior do estado do Pará um trabalho sobre o texto que vá além das chamadas “técnicas de redação”, ou seja, que se proponha a preencher lacunas normalmente deixadas por um sistema de ensino/aprendizagem que ainda se esgota na análise gramatical, e por isso mesmo, perde oportunidades de abordar aspectos imprescindiveis para a construção de uma unidade textual. Entre esses aspectos pode-se apontar a inferência que a realidade oral exerce sobre a escrita, aliás, um dos fatores com as quais o professor de língua portuguesa deve trabalhar em sua prática de sala de aula.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/moara.v2i08.2939