MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944

A INTERVENÇÃO DIDÁTICA EM LÍNGUA MATERNA E OS PRINCÍPIOS DA ABORDAGEM INTERA.CIONAL NAS DIRETRIZES OFICIAIS DO ENSINO

Ana Dilma de Almeida Pereira

Resumo

Propõe-se neste artigo, inicialmente, mostrar que uma refiexão sobre   a    intervenção    didática    na    perspectiva    do    campo    do ensino aprendizagem das línguas é fuiulamental. Entre outras coisas, isto implica refietir sobre os elementos de base que infiuenciam nina intervenção em língua materna, especialmente, a partir de uma abordagem interacional de ensino-aprendizagem. São eles: a concepção Pragmática de línguatlinguagem e a concepção interacionista de aprendizagem; as representações do contexto socioinstitucional,  das  diretrizes  oficiais  do ensino e das práticas  sociais  de linguagem;  e as condições  socioinstitucionais nas quais o professor opera. Propõe-se também mostrar,a parti da análise das diretrizes oficiais do ensino, a presença de princípios norteadores condizentes com uma abordagem interacional de ensino-aprendizagem da língua materna.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/moara.v1i15.3132