MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944

EDUCAÇÃO INDÍGENA E QUESTÕES LINGUÍSTICAS: QUANDO A ORTOGRAFIA TORNA- SE UM PROBLEMA, A EXPERIÊNCIA WAIMIRI ATROARI

Ana Carla BRUNO

Resumo

Neste ensaio, eu apresento um breve resumo da situação linguistica- cultural e do Projeto de Educação da Etnia Waimiri Atroari. Discuto o problema que comunidades, linguistas e pessoas envolvidas com projetos de Educação Indígena enfrentam quando não trabalham a questão da “clarificação ideológica” dos mesmos. E utilizando minha própria experiência entre os  Waimiri Atroari, eu também abordo como o status dado a escola e a elaboração de ortografias estão relacionados a esta problemática.

PALAVRAS- CHAVE: Problemas Lingüísticos; Educação Indígena; Escola Waimiri Atroari; Ortografia.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/moara.v2i32.3646