Cabeçalho da página

O ensino de cinema diante das novas possibilidades interativas, imersivas e instalativas da arte, da memória e do liveness contemporâneos

Wilson Oliveira Filho

Resumo

Resumo

Esse trabalho pretende chamar a atenção para o ensino de cursos envolvendo o audiovisual, tendo em vista uma nova configuração midiática que torna mais árduo o trabalho com vídeos e novos dispositivos em um contexto educacional. Novos ambientes geram novas experiências e práticas que aqueles que lidam com o ensino e a pesquisa do audiovisual não podem esquecer, quando experiências como o live cinema se adensam. Em suma, interrogamo-nos sobre como a interatividade, a imersão e as instalações multimídia podem de certa forma ampliar as possibilidades em salas de aula. Tentamos refletir sobre perspectivas, dialogando com novos possíveis da arte para o ensino que não excluam interações com os gadgets e demais dispositivos dos alunos.

Abstract

This paper tries to turn our attention to audiovisual teaching related courses having in mind a new media configuration that becomes the work with videos and new apparatus harder in an educational context. New environments create experiences and practices that those who deal with audiovisual teaching and researching can not forget when live cinema experiences densify. In short we interrogate how interactivity, immersion and multimedia installations can somehow extend possibilities to classroom. We try to think perspectives by creating a dialogue with new art possibilities to teaching that do not exclude interactions with gadgets or other students devices.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/arteriais.v3i3.3863