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O Ensino de Ciências no projeto “um computador por aluno” em escolas públicas de Rondônia

Daniele Braga Brasil, Josemar Farias da Silva, Elizabeth A. L. de Moraes Martines

Resumo

Em tempos de acirrado desenvolvimento tecnológico, em que computadores ligados à Internet ocupam espaço privilegiado nas ações e nas relações humanas, a escola não pode e não deve se posicionar à margem do processo. Vários autores apontam questões relacionadas à utilização de computadores portáteis por professores e alunos em escolas de vários países, criando um novo campo de estudos. No Brasil está ocorrendo o Projeto UCA (Um Computador por Aluno) e em Rondônia oito escolas públicas tiveram este projeto implantado em 2010 e seus professores vêm se capacitando para sua utilização em sala de aula. Este artigo se propõe a discutir o processo de implantação deste projeto e sua utilização para o ensino de ciências nessas escolas, com o propósito de que sua compreensão poderá subsidiar ações que visem corrigir distorções, sofisticar o processo e contribuir de fato para a melhoria da educação como um todo no estado de Rondônia e em outros estados. A chegada dos computadores portáteis na escola gerou mudanças que necessitam ser estudadas para que possamos entender as implicações destas nas vidas das pessoas envolvidas na situação da utilização desta nova tecnologia que chega às mãos dos alunos e professores, sendo esta uma situação diferente da que acontecia exclusivamente nos laboratórios de informática das escolas.


Palavras-chave

um computador por aluno; ensino de ciências; políticas públicas


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v10i19.2183

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