Cabeçalho da página

Uma proposta pedagógica: usando o software Geogebra na rotação vectores complexos

Lopes Agner Bitencourt, Paulo Roberto Vargas, Vera Lucia Felicetti

Resumo

Este artigo apresenta um relato de experiência de uma proposta pedagógica posta em prática em uma turma do curso de Licenciatura em Matemática, na área de variáveis complexas, lidando com o conteúdo dos números complexos e sua representação geométrica no plano de Argand-Gauss, mais especificamente, o vector de rotação no plano. A proposta apresenta uma análise de livros didáticos e dissertações a respeito desse conteúdo de ensino, de onde pode se justificar a necessidade de trabalhar com diferentes representações de números complexos para que os alunos alcancem um bom aprendizado. O software Geogebra foi usado com um recurso de tecnologia de informação para a realização das aulas.


Palavras-chave

proposta pedagógica; números complexos; representação geométrica; tecnologia da Informação


Texto completo:

PDF

Referências


CALDEIRA, C. R. C. Números complexos: uma proposta geométrica. 130f. Dissertação de Mestrado em Educação Matemática. Instituto de Matemática, Universidade Federal do Rio Grande Do Sul, Porto Alegre, 2013.

DANTE, L. R . Matemática, contexto e aplicações. Volume único. São Paulo: Ática S.A. 2012.

DUVAL, R. Registro de representações semióticas e funcionamento cognitivo da compreensão em matemática. In.: Machado, Silvia Dias Alcântara (org.) (2003). Aprendizagem em matemática, registros de representações semióticas. São Paulo: Papirus, p.125-147, 2003.

FEITOSA, F. L. Aplicações dos números complexos na geometria plana. 87f. Dissertação de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT. Centro de Ciências Exatas e da Natureza. Universidade Federal da Paraíba, 2013.

GARBI, G. A rainha das ciências: um passeio histórico pelo maravilhoso mundo da matemática. São Paulo: Livraria da Física, 2006 Apud CALDEIRA, R. C. Números complexos: uma proposta geométrica. 130f. Dissertação de Mestrado em Educação Matemática. Instituto de Matemática, Universidade Federal do Rio Grande Do Sul, Porto Alegre. 2013.

PAIVA, M. Coleção base: matemática: volume único. São Paulo: Moderna, 1999.

SANTANELLA, L. O que é semiótica. 9° ed. São Paulo: Brasiliense, 1990 apud CALDEIRA, R. C. Números complexos: uma proposta geométrica. 130f. Dissertação de Mestrado em Educação Matemática. Instituto de Matemática, Universidade Federal do Rio Grande Do Sul, Porto Alegre. 2013.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v11i21.2365

Direitos autorais 2014 CC-BY



Creative Commons License