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Percepções de professores de Química do nível médio sobre problema e exercício

Amanda Pereira de Freitas, Angela Fernandes Campos

Resumo

A presente pesquisa relata uma investigação com professores de Química do ensino médio das escolas públicas de Recife-PE,que teve por objetivo identificar e analisar as percepções desses docentes acerca dos termos problema e exercício. Para tanto, foi realizada uma entrevista semiestruturada com cada docente, a qual mediada por um questionário. O tratamento dos dados foi realizado à luz da Análise de conteúdo proposta por Bardin. Os resultados mostraram que a maioria dos professores tem uma visão simplista acerca de problema não levando em consideração alguns aspectos que são inerentes a um problema. Apenas dois docentes apresentaram uma visão mais ampla sobre problema, considerando o seu ponto de vista metodológico. Além disto, os sujeitos possuem uma percepção inadequada sobre problema e exercício apresentando confusão em relação a distinção destes termos.  Em contrapartida, a percepção apresentada pela maior parte dos sujeitos sobre exercício corrobora com as ideias de autores da área de resolução de problemas. O estudo sugere proposição de formação continuada que envolva reflexões sobre o ensino e aprendizagem baseado na resolução de problemas.


Palavras-chave

resolução de problemas; exercício; ensino de química


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v13i28.5016

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