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Contribuições de uma aula de campo para a aprendizagem de conhecimentos científicos nos anos iniciais do ensino fundamental

Daniele Gaspari Fernandes, João Rodrigues Miguel

Resumo

O ensino de ciências deve contribuir para a tomada de decisões, para uma compreensão mais ampla dos fenômenos da natureza e de como utilizar seus recursos. Neste trabalho são analisadas as contribuições de uma aula de ciências desenvolvida em ambiente natural para a aprendizagem de conteúdos científicos. A pesquisa foi realizada com uma turma do segundo ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Barão da Taquara, localizada em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense - RJ. A coleta de dados teve como estratégias a confecção de desenhos antes e após a aula de campo, bem como a partir das falas dos estudantes sobre suas produções. Os resultados sugerem que essa metodologia contribuiu de forma significativa para a aprendizagem dos conteúdos, pois apresenta os conhecimentos de forma menos fragmentada; produz motivação e estímulo; proporciona situações de investigação e possibilita o ensino de forma concreta. A aula de campo ainda favorece uma postura de conservação do meio ambiente através da promoção de experiências que dificilmente podem ser recriadas no ambiente formal de educação.

 


Palavras-chave

metodologia de ensino; unidade de conservação; aprendizagem significativa


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v13i28.5253

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