Page Header

O PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA (PDE ESCOLA) E A QUALIDADE DO ENSINO: DA SUA POLÍTICA DE IMPLEMENTAÇÃO, NO GOVERNO FHC (1998-2002), À SUA CONFIGURAÇÃO, NO GOVERNO LULA (2003-2010).1

Crisolita Gonçalves dos Santos

Abstract

O presente artigo visa contextualizar como o Plano de Desenvolvimento
da Escola (PDE Escola) se materializou nos governos FHC (1998-2002) e Lula (2003-2010), uma vez que passados mais de dez anos o PDE Escola continua presente na realidade da educação brasileira, ainda defendendo o discurso de melhoria na qualidade do ensino. O texto é um recorte da dissertação de mestrado  intitulada “A gestão da política educacional em Igarapé-Miri e o PDE Escola: o lugar da autonomia e da qualidade do ensino”. Esta é uma pesquisa qualitativa que utilizou a pesquisa de campo para sua efetivação. Tendo como principal enfoque de discussão o PDE Escola e seu foco na qualidade do ensino, o texto define a qualidade do ensino para além de uma proposta mensurável em educação, ultrapassando a concepção de que esta melhoria estaria somente relacionada a dados quantificáveis.

Palavras-chave: PDE Escola. Qualidade do ensino. FUNDESCOLA.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v8i10.2738

Copyright (c) 2016 Revista Margens



Indexing for:

 

 

Impact Factor 1.54


 Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License

Federal University of Pará - Abaetetuba Campus - EditorAbaete

Post-Graduate Program in Cities, Territories, and Identities (PPGCITI)

ISSN: 1806-0560 e-ISSN: 1982-5374

DOI: https://dx.doi.org/10.18542

         

Free counters!