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FOUCAULT E A QUESTÃO DO DISPOSITIVO, DA GOVERNAMENTALIDADE E DA SUBJETIVAÇÃO: MAPEANDO NOÇÕES

Jadson Fernando Garcia Gonçalves

Abstract

Este artigo objetiva traçar um mapa das noções de dispositivo, governamentalidade e subjetivação presentes em textos de Foucault surgidos em diferentes momentos de sua produção. Este intento também se concretiza com a recorrência a textos de Deleuze, a partir dos quais é possível percebermos nuances que elas engendram. Considero tais noções como questões centrais e indissolúveis no pensamento foucaultiano que, articuladas às problemáticas do saber, do poder e da ética funcionam como móbeis de suas análises. Em um momento em que a educação, travestida na idéia de neogerencialismo, é assumida pelas políticas públicas oficiais como dispositivo estratégico de gestão da conduta (em que o encontro entre as técnicas de dominação dos outros e as técnicas de si caracterizam a governamentalidade como “superfície de contato em que se juntam a maneira de conduzir os indivíduos e a maneira pela qual eles se conduzem”) nada mais oportuno que retomar as reflexões foucaultianas para compreendermos as questões que atingem a educação e a constituição do sujeito moral pedagógico em nosso presente.
Palavras-chave: Foucault. Dispositivo. Governamentalidade. Subjetivação.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v6i7.2815

Copyright (c) 2016 Revista Margens



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Federal University of Pará - Abaetetuba Campus - EditorAbaete

Post-Graduate Program in Cities, Territories, and Identities (PPGCITI)

ISSN: 1806-0560 e-ISSN: 1982-5374

DOI: https://dx.doi.org/10.18542

         

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