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CURRÍCULO, CULTURA E EDUCAÇÃO: A REALIDADE INSULAR DO CURRÍCULO EM BELÉM

Micheli Suellen Neves Gonçalves, Waldir Ferreira de Abreu, Damião Bezerra de Oliveira

Abstract

Este artigo consiste em uma pesquisa bibliogrဠca, que

busca problematizar as in uências da cultura ribeirinha no currículo

das escolas ribeirinhas de Belém, traçando como objetivo re etir sobre

o currículo escolar nessas escolas. Qual identidade está expressa nesse

currículo? Quais as contribuições do currículo pra a formação cultural

e social dos sujeitos ribeirinhos de Belém? A pesquisa é de cunho

qualitativo e adota como percurso metodológico a pesquisa bibliogrဠca,

utilizando como base autores como Moreira e Silva (1995), Josenilda

Silva J. (1993), Freire J. (2002), Fraxe (2004), Hage (2005) e Oliveira

I. (2007 e 2008). Como resultado identi€ camos que redimensionar o

currículo para atender a realidade sociocultural das comunidades

ribeirinhas é mais do que um desa€ o epistemológico, de dar validade

curricular a conhecimentos que são especí€ cos e necessários a tal

realidade, mas um desa€ o político de fazer valer direitos do cidadão

a uma educação de qualidade e persuadir em prol da necessidade de

um currículo que atenda efetivamente as singularidades da realidade

ribeirinha.

Palavras-chave: Cultura Ribeirinha. Currículo escolar. Epistemologia

do currículo.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v9i12.3023

Copyright (c) 2016 Revista Margens Interdisciplinar



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Federal University of Pará - Abaetetuba Campus - EditorAbaete

Post-Graduate Program in Cities, Territories, and Identities (PPGCITI)

ISSN: 1806-0560 e-ISSN: 1982-5374

DOI: https://dx.doi.org/10.18542

         

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