A EDUCAÇÃO DO CAMPO NO CONTEXTO DE DESENVOLVIMENTO DO LITORAL NORTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

Karen Cavalcanti Tauceda, Jairo Alfredo Genz Bolter, jaqueline Mallmann Haas, Jonas José Seminotti, Ronieri dos Santos Fenner

Resumo


A presente pesquisa tenciona a abordar os aspectos socioeducacionais do primeiro ano de funcionamento do curso de Educação do Campo na UFRGS Litoral Norte. A intenção foi analisar a relação que se estabelece entre a proposta político pedagógica, com ênfase às Ciências da Natureza e a concepção de desenvolvimento territorial, considerando aspectos socioeconômicos do Litoral Norte do RS. Para compreender os avanços pedagógicos neste processo de implementação do curso, realizou-se uma pesquisa qualitativa entre os alunos da primeira turma buscando problematizar sobre o entendimento dos mesmos em relação à concepção do curso de Educação do Campo, o papel das práticas pedagógicas no debate sobre o desenvolvimento sustentável da região, a relação que se estabelece entre Educação do Campo, Desenvolvimento e Ciências da Natureza e como o curso tem contribuído para a formação pessoal e profissional.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v10i15.4511

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