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Girândolas: Escola e Literatura nas margens ribeirinhas de Abaetetuba

Jones da Silva Gomes

Abstract

Em Girândolas sugere-se a
imagem de uma escola como evento
histórico seminal para uma comunidade
ribeirinha. O romance é narrado pelas
memórias de Tobias- fazedor de
brinquedos de miriti e Maria- a benzedeira,
entre outros personagens D. Constança a
professora era considerada um divisor de
águas. Nas leituras que os discentes de
educação do campo UFPA/ fizeram do
livro, foi possível aproximar a literatura do
saber local, as experiências dos alunos e
seu despertar para o oficio de ensinar. Por
isso, reconhecemos que a escola descrita
pelo autor oferece uma narrativa para se
pensar o campo a partir das dores e
esperanças de seus moradores. Assim,
ficção e realidade afirmam-se nas veredas
da memória que reivindica o direito de
estudar, os sonhos comuns e a liberdade.
Palavras Chave: Girândolas, Escola do
Campo, Literatura, Comunidade e
Narradores




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v10i15.4515

Copyright (c) 2017 Revista Margens Interdisciplinar



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Federal University of Pará - Abaetetuba Campus - EditorAbaete

Post-Graduate Program in Cities, Territories, and Identities (PPGCITI)

ISSN: 1806-0560 e-ISSN: 1982-5374

DOI: https://dx.doi.org/10.18542

         

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