Page Header

PRÁTICAS DISCURSIVAS DA DIVERSIDADE SEXUAL E POLÍTICAS CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA

José Rafael Barbosa RODRIGUES (UFPA), Josenilda Maria Maués da SILVA (UFPA)

Abstract

A presente escrita vincula-se aos estudos realizados no Grupo de Estudos e Pesquisas em Diferença e Educação – DIFERE, vinculado ao Programa de Pós Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica – PPEB/ICED/UFPA. A investigação intenta problematizar as práticas discursivas da Diversidade Sexual, do respeito e da tolerância, alinhadas ainda à lógica identitária. O estudo investe no exame dos modos como esses textos curriculares operam e produzem, formas viáveis de experimentação do corpo, do gênero e da sexualidade, agindo assim, como biopolíticas que governam e demandam cuidados de si, instituem regras para a viabilidade e para a inclusão do sujeito-outro da educação, em especial, a população LGBT. Do ponto de vista teórico-metodológico, trata-se de um investimento de cunho teórico que opera com uma revisão bibliográfica com ênfase em abordagens de cunho pós-estruturalista que investem no Pensamento da Diferença em Educação utilizando ferramentas analíticas das formulações de Michel Foucault.

Palavras-chave: Diferença. Políticas Curriculares. Diversidade Sexual. Resistência.

 

DISCURSIVE PRACTICES OF SEXUAL DIVERSITY AND CURRICULAR POLICIES FOR BASIC EDUCATION

This writing is linked to the studies carried out in the Study and Research Group on Difference and Education - DIFERE, linked to the Graduate Program in Curriculum and Management of the Basic School - PPEB / ICED / UFPA. The investigation intends to problematize the discursive practices of Sexual Diversity, respect, and tolerance, still aligned with the identity logic. The study invests in examining how these curricular texts operate and produce, viable ways of experimenting with the body, gender, and sexuality, acting as biopolitics that governs and demand self-care, instituting rules for viability and inclusion the subject-other of education, especially the LGBT population. From a theoretical-methodological point of view, it is a theoretical investment that operates with a bibliographic review with an emphasis on post-structuralist approaches that invest in the Thought of Difference in Education using analytical tools from Michel Foucault's formulations.

Keywords: Difference. Curriculum Policies. Sexual Diversity. Resistance.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v11i17.5438

Copyright (c) 2018 Revista Margens Interdisciplinar



Indexing for:

 

 

Impact Factor 1.54


 Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License

Federal University of Pará - Abaetetuba Campus - EditorAbaete

Post-Graduate Program in Cities, Territories, and Identities (PPGCITI)

ISSN: 1806-0560 e-ISSN: 1982-5374

DOI: https://dx.doi.org/10.18542

         

Free counters!