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EDUCAÇÃO AMBIENTAL E TURISMO EM ESCOLAS PÚBLICAS DE BREVES (PA): REALIDADE OU POSSIBILIDADE?

Bruna Barros Miranda, Vânia Lúcia Quadros

Resumo

A Educação Ambiental contribui para o meio ambiente de maneira ampla, como um todo, pois assume cada vez mais um papel de transformação, no qual a corresponsabilização dos indivíduos torna-se um objetivo essencial para promover o desenvolvimento sustentável. O mesmo acontece com a atividade turística que, se bem planejada e implementada, contribui para a promoção do desenvolvimento sustentável. Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi identificar como a Educação Ambiental e o Turismo são, ou não, abordados em escolas públicas do município de Breves, Ilha do Marajó, no Pará. Para tanto, foi realizada pesquisa em dez escolas de ensino fundamental do município de Breves, sendo entrevistado um coordenador/supervisor pedagógico de cada escola, totalizando 10 coordenadores/supervisores. Os resultados encontrados apontam que todas as escolas desenvolvem como tema transversal o estudo da educação ambiental em múltiplas disciplinas estudadas, como geografia, história e artes. Em relação a abordagem ou discussão sobre turismo nas escolas, das dez escolas pesquisadas apenas 4 responderam há sim essa discussão nas salas de aula. Todavia, as outras seis escolas enfatizaram a importância de se trabalhar com o tema turismo e não descartam a possibilidade de incluí-lo nas suas diretrizes educacionais. Conclui-se que é de suma importância a valorização e utilização da educação ambiental e do turismo nas escolas como ferramenta de valorização do meio ambiente, sendo este um dos principais recursos utilizados como atrativo pelo turismo. 


Palavras-chave

Educação Ambiental; Turismo; Breves; Ilha do Marajó; Pará


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/conexoes.v10i2.17340

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