Cabeçalho da página

A cidade e suas margens: memória e práticas da água na Bacia do Una, em Belém (PA)

Pedro Paulo de Miranda Araujo Soares

Resumo

A água exerce papel fundamental na conformação do sítio urbano e da vida social em Belém. Não obstante a presença da água enquanto um elemento capaz de agenciar relações sociais na cidade, a trajetória urbana de Belém é marcada por discursos e políticas públicas responsáveis pela criação de uma antinomia entre água e cidade. A negação da relação com a água, em grande parte, legitima intervenções do Estado nas áreas baixas e úmidas da cidade historicamente ocupadas por migrantes pobres vindos do campo ou de outros estados.  O presente artigo é centrado nas práticas cotidianas ligadas aos cursos d´água em Belém, por parte dos habitantes das áreas conhecidas como baixadas, após a conclusão de intervenções nesses espaços, em especial, na região da Bacia do Una. A pesquisa etnográfica que serve de base a este artigo teve como foco as caminhadas pelas marginas de canais da Bacia do Una, na observação participante e no convívio prolongado com moradores dessas áreas, além de entrevistas e conversas informais. As relações desses sujeitos com as paisagens hídricas de seus espaços de pertencimento são alteradas pela urbanização, mas duram no tempo por meio da memória, pois a água também permeia a trajetória dos sujeitos que habitam a cidade e suas margens. Assim, as margens fluviais de Belém devem ser consideradas não apenas como objeto de projetos de urbanização, mas como espaços de sociabilidade em que as práticas cotidianas, informadas pela memória, reconfiguram as políticas implementadas.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazonica.v13i2.10018



 © As/os autoras/es que publicam na Amazônica Revista de Antropologia (ARA) retêm os direitos autorais e morais de seu trabalho, licenciando-o sob a Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja citado corretamente.

 

 

Creative Commons License
Amazônica - Revista de Antropologia da Universidade Federal do Pará é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil.

This is an open-access website under the terms of the Creative Commons Attribution-NoDerivatives License.
Based on a work at www.periodicos.ufpa.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/amazonica.