Banhos-de-cheiro aos turistas: relações entre medicinas tradicionais e o turismo em ambiente comercial e cultural. Belém/PA.
Resumo
O Setor das Ervas é uma das seções distintas da Feira do Ver-o-Peso, principal ponto turístico de Belém, Pará. A seção comercializa produtos naturais medicinais advindos da biodiversidade amazônica, associados aos usos etnoecológicos locais. Constrói-se aqui uma avaliação da circunstância do turismo corrente nesse ambiente comercial e cultural, observando como propostas e direcionamentos institucionais sobre o mercado turístico operam em tal configuração. Debate-se o potencial cultural e patrimonial como atrativo turístico; processos de fetichização e descaracterização dos produtos, dos saberes tradicionais e das feirantes erveiras/os; relação entre urbanismo, cidades criativas e turismo; gerenciamento das/os erveiras/os através do uso do lugar.
Turismo; Cidades criativas; Mercantilização Cultural.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazonica.v14i1.10593
© As/os autoras/es que publicam na Amazônica Revista de Antropologia (ARA) retêm os direitos autorais e morais de seu trabalho, licenciando-o sob a Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja citado corretamente.
|
This is an open-access website under the terms of the Creative Commons Attribution-NoDerivatives License. |