Cabeçalho da página

Apresentação: Fronteiras e sociabilidades urbanas no Brasil plural

Jesus Marmanillo Pereira, Flávio Leonel Abreu da Silveira

Resumo

É com grande satisfação que apresentamos aos leitores e leitoras o novo número da Amazônica – Revista de Antropologia, mais especificamente do dossiê intitulado Fronteiras e sociabilidades urbanas no Brasil plural, cujo escopo tenta abranger as múltiplas realidades presentes no contexto brasileiro, de maneira a contribuir com os complexos imbricamentos entre fronteiras – no sentido amplo do tema, ao qual retornaremos mais adiante – e as formas de sociabilidade existentes no mundo urbano contemporâneo das/nas paisagens citadinas brasileiras.

                   Neste sentido, a proposta do dossiê é a de acrescentar ao panorama dos estudos de Antropologia/Sociologia urbanas no âmbito nacional mais elementos para a reflexão sobre as complexidades da vida vivida nas cidades brasileiras – sejam elas pequenas ou médias, e mesmo, grandes metrópoles – de maneira a desvelar nuances das realidades urbanas e, por certo, a sua heterogeneidade sociocultural. Tal intento, se dá mediante estudos de pesquisadores/as distribuídos/as em diferentes regiões do território nacional. Portanto, nosso dossiê se apresenta como uma espécie de mapeamento de situações etnográficas em diferentes porções do país, ou seja, existem artigos cujas problemáticas abordadas estão situadas de norte a sul do Brasil.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazonica.v13i2.10907



 © As/os autoras/es que publicam na Amazônica Revista de Antropologia (ARA) retêm os direitos autorais e morais de seu trabalho, licenciando-o sob a Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja citado corretamente.

 

 

Creative Commons License
Amazônica - Revista de Antropologia da Universidade Federal do Pará é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil.

This is an open-access website under the terms of the Creative Commons Attribution-NoDerivatives License.
Based on a work at www.periodicos.ufpa.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/amazonica.