Cabeçalho da página

Região ecológica dos babaçuais: uma mirada a partir das mulheres quebradeiras de coco babaçu e seus modos de vida — Bico do Papagaio (TO)

Rejane Cleide Medeiros de Almeida, Juscelino Laurindo dos Santos

Resumo

Este artigo, cujo objetivo é apresentar reflexões sobre mulheres quebradeiras de coco babaçu e seus modos de vida, é resultado da pesquisa Cartografia social dos babaçuais: mapeamento social da região ecológica dos babaçuais, do Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia (PNCSA). Como percurso metodológico, optou-se por mobilizar a História Oral na perspectiva de conhecer, a partir das narrativas orais, as histórias de vida das quebradeiras de coco babaçu e a relação de suas experiências com a região ecológica dos babaçuais. A História Oral foi utilizada por possibilitar o conhecimento sobre os modos de vida das mulheres e as territorialidades. Assim, busca-se compreender como os modos de vida das quebradeiras de coco reinventam o seu cotidiano, produzindo culturas. A partir do resultado da pesquisa, elaborou-se um mapa da região ecológica dos babaçuais (PNCSA), que compreende os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Pará. Esses são os estados principais quando se apontam áreas devastadas por fazendeiros para produzir pecuária extensiva e plantações de soja e eucalipto, dificultando o trabalho das quebradeiras de coco. Por sua vez, essas mulheres e seus modos de vida elaboram resistências cotidianas e se organizam para enfrentar essa situação.

 


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazonica.v14i2.11312



 © As/os autoras/es que publicam na Amazônica Revista de Antropologia (ARA) retêm os direitos autorais e morais de seu trabalho, licenciando-o sob a Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja citado corretamente.

 

 

Creative Commons License
Amazônica - Revista de Antropologia da Universidade Federal do Pará é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil.

This is an open-access website under the terms of the Creative Commons Attribution-NoDerivatives License.
Based on a work at www.periodicos.ufpa.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/amazonica.