Cabeçalho da página

“Esse governo é de vocês”. Do terra legal ao titula Brasil: análise de uma década de políticas de regularização contra o caos fundiário amazônico

Thereza Cristina Cardoso Menezes

Resumo

O artigo propõe uma reconstituição no tempo das políticas de regularização fundiária no Brasil, enfatizando o conjunto de importantes transformações normativas e procedimentos administrativos  observados ao longo de pouco mais de uma década. Aponta-se para um intenso esforço para a promoção da regularização fundiária que combinou os mais variados interesses, atores e matizes ideológicos para regularizar o vasto estoque de terras amazônicas. O ambiente favorável a formalização do mercado de terras e tolerante com ilegalidades encoraja o desmatamento, incentiva a expansão de apossamentos ilegais e promove um ambiente de insegurança e violência contra as comunidades tradicionais da Amazonia.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazonica.v15i1.12629



 © As/os autoras/es que publicam na Amazônica Revista de Antropologia (ARA) retêm os direitos autorais e morais de seu trabalho, licenciando-o sob a Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja citado corretamente.

 

 

Creative Commons License
Amazônica - Revista de Antropologia da Universidade Federal do Pará é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil.

This is an open-access website under the terms of the Creative Commons Attribution-NoDerivatives License.
Based on a work at www.periodicos.ufpa.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/amazonica.