Cabeçalho da página

Os caminhos da etnografia: linhagens antropológicas e processos de subjetivação em campo

Amanda Gomes Pereira

Resumo

Ao seguir o percurso de uma tradição antropológica inspirada pelo espírito da etnografia – e por considerá-la a base ética e epistemológica da Antropologia, central o processo de construção desse campo científico –, o intuito deste artigo foi destacar os processos de elaboração de um olhar antropológico caudatário dos estudos urbanos. Nesse aspecto, o trabalho de campo e o texto etnográfico se inserem em um devir, um fluxo, em que teias de relações se estabelecem de maneira criativa a partir de dinâmicas de reconhecimento, bem como de reflexos especulares. Em processos espirais de intersubjetividades, que se encontram em relações vivenciadas em campo, um brilho do olhar constrói pontes, aparentemente intransponíveis, borrando fronteiras simbólicas. Nessa formação de subjetividades, relacionalmente, os corpos – principalmente os delineados nas margens – ocupam um papel protagonista. Gênero, corpos e sexualidades se entrelaçam na busca pela compreensão da ampliação sobre o humano. Desse modo, o objetivo foi demonstrar a importância da etnografia para a consolidação de um campo de saber cujos caminhos de aproximação do outro, sujeitos e sujeitas inseridos em determinado contexto social, revelam a apreensão e a construção de conhecimentos – abertos ao inesperado, ao inacabado e ao imponderável da vida.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazonica.v15i2.12883



 © As/os autoras/es que publicam na Amazônica Revista de Antropologia (ARA) retêm os direitos autorais e morais de seu trabalho, licenciando-o sob a Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja citado corretamente.

 

 

Creative Commons License
Amazônica - Revista de Antropologia da Universidade Federal do Pará é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil.

This is an open-access website under the terms of the Creative Commons Attribution-NoDerivatives License.
Based on a work at www.periodicos.ufpa.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/amazonica.