Cabeçalho da página

Rupturas, (re)significações e transição alimentar contemporânea em uma comunidade amazônica impactada pela mineração industrial

Silvana Rodrigues Gouveia, Hilton Pereira Silva

Resumo

As populações rurais amazônicas têm sido sistematicamente afetadas pela implantação de grandes projetos desenvolvimentistas. Este estudo de caso objetivou identificar os determinantes da alimentação de uma comunidade rural em Barcarena, Pará, que passou por deslocamentos e exposição a contaminações ambientais após a criação do Polo Industrial na região. Utilizou-se a técnica de História de Vida com recorte temático da História Alimentar, para buscar compreender as mudanças ao longo do tempo. Foram entrevistados oito informantes-chave que experienciaram as transições da comunidade. Os dados foram tratados através da Análise Descritiva e Análise Temática de Conteúdo. Os resultados apontam que, nos dois primeiros locais de moradia, a alimentação assumiu um caráter funcionalista, como um fato imprescindível na organização social marcada por relações de solidariedades. A economia de subsistência sofreu rupturas em razão dos processos de transformações econômicas e socioambientais impostas ao grupo, determinando permanências e mudanças, causando uma forte transição alimentar, com efeitos ainda desconhecidos. Dialeticamente, a tradição deixa-se permear pelo novo, (re)significando o ato de se alimentar, mas, ainda, mostra a história, o lugar e a identidade deste grupo.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazonica.v15i2.13066



 © As/os autoras/es que publicam na Amazônica Revista de Antropologia (ARA) retêm os direitos autorais e morais de seu trabalho, licenciando-o sob a Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja citado corretamente.

 

 

Creative Commons License
Amazônica - Revista de Antropologia da Universidade Federal do Pará é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil.

This is an open-access website under the terms of the Creative Commons Attribution-NoDerivatives License.
Based on a work at www.periodicos.ufpa.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/amazonica.