Cabeçalho da página

Entre o discurso e as evidências na dendeicultura: inclusão social e agricultores familiares na Amazônia Oriental

Dalva Maria da Mota, Dérick Lima Gomes, Heribert Schmitz, Marcos Aurélio Santos da Silva

Resumo

Estudos registram usos da noção de inclusão social como discurso normativo de projeção de uma situação desejada, predominantemente em termos de renda, para grupos considerados excluídos e que necessitam superar situações de pobreza, a despeito das suas opções e motivações. Considerando a constatação, o objetivo do artigo é analisar uma política pública que objetivou a inclusão social por meio da produção de dendê por contrato entre um grupo de agricultores familiares e agroindústrias no Nordeste do Pará a partir dos anos 2000. Mais especificamente, contrastamos a ideia delineada na política com a situação percebida pelos agricultores familiares. A iniciativa derivou do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB) e do Programa de Produção Sustentável de Palma de óleo (PPSOP). O estudo foi realizado nos municípios de Irituia, Garrafão do Norte e Moju com observações e levantamento de dados secundários e primários. Ocorreram entrevistas com agricultores, lideranças sindicais, funcionários dos sindicatos e das empresas e com pesquisadores entre 2016 e 2019. As conclusões mostram que há coincidência entre o propósito da política e dos entrevistados: emprego e renda. Há contrastes entre expectativas e melhorias especialmente nas infraestruturas e serviços e baixa organização política para negociação por parte dos agricultores.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazonica.v15i2.13102



 © As/os autoras/es que publicam na Amazônica Revista de Antropologia (ARA) retêm os direitos autorais e morais de seu trabalho, licenciando-o sob a Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja citado corretamente.

 

 

Creative Commons License
Amazônica - Revista de Antropologia da Universidade Federal do Pará é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil.

This is an open-access website under the terms of the Creative Commons Attribution-NoDerivatives License.
Based on a work at www.periodicos.ufpa.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/amazonica.