Cabeçalho da página

JOÃO BARBOSA RODRIGUES: PRECURSOR DA ETNOCLASSIFICAÇÃO NA ARQUEOLOGIA AMAZÔNICA

Lúcio Menezes Ferreira, Francisco Silva Noelli

Resumo

A classificação é uma das principais tarefas da Ciência, servindo aos mais variados objetivos. Para a Arqueologia é uma das ferramentas centrais para a compreensão do conteúdo, da forma, dos significados, da distribuição espacial e da cronologia da cultura material. No continente americano, o paradigma classificatório predominou até a década de 1940. No Brasil, podemos dizer que predominou até o final da década de 1980. A história da arqueologia brasileira revela que foram adotadas diversas estratégias de classificação, quase todas relacionadas com escolas européias e americanas que principiaram na segunda metade do século XIX. Contudo, as razões que levaram os pesquisadores a decidirem por uma determinada maneira de classificar no Brasil ainda são pouco conhecidas. Nosso objetivo é apresentar a classificação estabelecida por João Barbosa Rodrigues, um dos primeiros a estabelecer um método para ordenar os registros arqueológicos no Brasil. De 1875 até 1899, ele assumiu uma posição singular e original na arqueologia brasileira, fortemente influenciada pela sistemática e pelas teorias lingüísticas de Karl P. von Martius. Palavras-chave: João Barbosa Rodrigues; História da Arqueologia Brasileira; Etnoclassificação.


Texto completo:

HTML PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazonica.v1i1.138



 © As/os autoras/es que publicam na Amazônica Revista de Antropologia (ARA) retêm os direitos autorais e morais de seu trabalho, licenciando-o sob a Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja citado corretamente.

Gerencia do Portal:

Luciléia Silva

Email: lucileia@ufpa.br

 

Creative Commons License
Amazônica - Revista de Antropologia da Universidade Federal do Pará é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil.

This is an open-access website under the terms of the Creative Commons Attribution-NoDerivatives License.
Based on a work at www.periodicos.ufpa.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/amazonica.