"Trabalho fantasma”: estado da questão em teses e dissertações sobre os trabalhadores indígenas no brasil
Resumo
A partir de uma leitura desde a antropologia do trabalho latino-americana (Cortés & Raya 2020) e uma crítica à lógica do trabalho capitalista (Illich 2008), faz-se um levantamento bibliográfico da produção científica em teses e dissertações disponíveis no Catálogo da Capes com o fim de analisar o estado atual da discussão sobre “Trabalho indígena” feita desde as universidades. Em perspectiva comparada, apontam-se as contribuições teóricas desses estudos, assim como o seu aporte ao panorama nacional e identificam-se categorias mobilizadas para a compreensão de: 1) a luta dos povos indígenas frente às dinâmicas de inserção capitalistas/coloniais e presença do trabalho escravo, 2) as disputas pela identidade entre ser indígena e trabalhador e 3) as diferenças e conflitos entre um norte-nordeste amazônico e um Brasil, predominantemente, do centro-sudeste. Critérios de seleção foram aplicados segundo a metodologia dos estudos sobre “estado da questão” (Nóbrega-Therrien & Therrien 2004) e de “análise de conteúdo” (Bardin 1977; Carlomagno & Rocha, 2016) para determinar um universo de 53 pesquisas até final de maio de 2022, classificadas segundo o título, resumo, conclusões e objetivo central. Identificam-se cinco categorias de análises: 1) História colonial, 2) Economia colonial, 3) Processo de Industrialização, 4) Mercado de Trabalho e Identidade e 5) Direitos trabalhistas e Políticas indigenistas.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazonica.v15i2.14246
© As/os autoras/es que publicam na Amazônica Revista de Antropologia (ARA) retêm os direitos autorais e morais de seu trabalho, licenciando-o sob a Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja citado corretamente.
|
This is an open-access website under the terms of the Creative Commons Attribution-NoDerivatives License. |