Cabeçalho da página

ENTRE O DIAGNÓSTICO E A TERAPÊUTICA: AS VARIÁVEIS NATURAIS NAS REPRESENTAÇÕES DO SUICÍDIO NOS JORNAIS DE BELÉM DA PRIMEIRA DÉCADA DO SÉCULO XX

Marcelo José Pereira Carvalho

Resumo

O artigo discute as representações das práticas suicidas em Belém do Pará, presentes nas notícias, nos artigos e nos anúncios publicados na imprensa belenense na primeira década do século XX. Em tais representações, obser­vou-se a associação desse tema com os elementos da natureza em diversos sentidos e para fins variados. Positivados ou não, esses elementos se situavam entre a manutenção do instinto de autopreservação e a incitação da ideia de autodestruição, e que foram apropriados pelo discurso médico que então se firmava como definidor dos limites da normalidade, através de algumas insti­tuições locais como a Sociedade Médico-Cirúrgica do Pará. Nesse contexto, o suicídio foi tratado no domínio das patologias humanas, enquanto se descor­tinavam múltiplas teorias médicas a respeito das causas e das profilaxias da considerada “mania suicida”. O material impresso foi também confrontado com obras médicas produzidas ao longo dos trinta primeiros anos do século XX. Nessa análise, verificou-se que, até o discurso gerado fora do ambiente acadêmico da Medicina, como o religioso, valeu-se dos mesmos referenciais para argumentar contra o direito individual de dispor da própria vida.

Palavras-chave: suicídio, representação, Medicina, Belém do Pará.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazonica.v5i2.1501

© Direitos reservados à Amazônica - Revista de Antropologia
This is an open access website under the terms of the Creative Commons Attribution Non-Comercial License.

Gerencia do Portal

Luciléia Silva:

Email: lucileia@ufpa.br

Creative Commons License
Amazônica - Revista de Antropologia da Universidade Federal do Pará é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-No Derivative Works 3.0 Brasil.
Based on a work at www.periodicos.ufpa.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/amazonica.