Cabeçalho da página

INSECTS AS HUMAN FOOD: AN OVERVIEW

Eraldo Medeiros Costa-Neto

Resumo

Embora os insetos e os produtos elaborados e/ou eliminados por eles se­jam usados como fonte de alimento por três mil grupos étnicos em mais de 120 países, as atitudes comuns de repugnância direcionadas ao consumo de insetos comestíveis levam a que uma quantidade considerável de proteína animal fique indisponível para aqueles indivíduos que sofrem de deficiências proteicas. Observando as qualidades nutricionais que os insetos possuem, eles deveriam ser considerados como recursos renováveis disponíveis para exploração sustentável, assim diminuindo o problema de desnutrição e fome em muitas partes do mundo.

Palavras-chave: Entomofagia, segurança alimentar, recursos renováveis, cultura, insetos.


Texto completo:

PDF (English)


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazonica.v5i3.1564



 © As/os autoras/es que publicam na Amazônica Revista de Antropologia (ARA) retêm os direitos autorais e morais de seu trabalho, licenciando-o sob a Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja citado corretamente.

 

 

Creative Commons License
Amazônica - Revista de Antropologia da Universidade Federal do Pará é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil.

This is an open-access website under the terms of the Creative Commons Attribution-NoDerivatives License.
Based on a work at www.periodicos.ufpa.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/amazonica.