Cabeçalho da página

“É UM PESSOAL LÁ DE BRAGANÇA...”: UM ESTUDO ANTROPOLÓGICO ACERCA DE IDENTIDADES EM UMA FESTA DE MIGRANTES PARA SÃO BENEDITO EM ANANINDEUA, PARÁ

Sônia Cristina de Albuquerque Vieira

Resumo

Este é um estudo que aborda uma festa em homenagem a São Benedito em Ananindeua/PA, um ritual realizado por migrantes oriundos da cidade de Bragança, interior deste mesmo estado, onde acontece uma tradicional festa para São Benedito há mais de 200 anos. Durante 23 anos este grupo de migrantes reproduz esta festa em Ananindeua, cidade pertencente à região metropolitana da capital do estado, Belém, aos moldes da que é realizada em Bragança, celebrando o que será interpretado como “bragantinidade”, ou seja, elementos simbólicos eleitos para representar o pertencimento aos nascidos na cidade de Bragança, com determinadas formas de fazê-lo, traduzidas nesta ‘condição’ de bragantinos. Assim, em torno da festa, são acionados os elementos que marcam esta celebrada identidade.






 © As/os autoras/es que publicam na Amazônica Revista de Antropologia (ARA) retêm os direitos autorais e morais de seu trabalho, licenciando-o sob a Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja citado corretamente.

 

 

Creative Commons License
Amazônica - Revista de Antropologia da Universidade Federal do Pará é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil.

This is an open-access website under the terms of the Creative Commons Attribution-NoDerivatives License.
Based on a work at www.periodicos.ufpa.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/amazonica.