Cabeçalho da página

UMA NOTA SOBRE A INTRODUÇÃO DE RALADORES DE METAL E SOBRE A PRODUÇÃO E CONSUMO DA MANDIOCA E DO MILHO NA ZONA COSTEIRA DAS GUIANAS DURANTE O SÉCULO XVII

Martijn van den Bel

Resumo

A pesquisa arqueológica recente na Ilha de Caiena (Guiana Francesa) mostrou que o milho foi um importante cultivo durante o Período Ce­râmico Tardio (AD 900-1500) entre a população costeira desta parte das Guianas. Já o Período Histórico (AD 1500-1900) e moderno des­ta região, em particular, é dominado por relatos sobre o consumo da mandioca, notadamente o beiju, a bebida de mandioca fermentada e, por fim, a farinha. Esta dicotomia faz sentido quando discutimos vários eventos por meio da leitura de documentos históricos do século XVII, da comparação da cultura material e da interpretação da tradição oral ameríndia. Nesse sentido, propomos que a introdução dos raladores de metal pelos europeus favoreceu o consumo da mandioca em detrimento do milho.

Palavras-chave: Guianas, raladores, ferramentas de ferro, mandioca, milho


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazonica.v7i1.2153



 © As/os autoras/es que publicam na Amazônica Revista de Antropologia (ARA) retêm os direitos autorais e morais de seu trabalho, licenciando-o sob a Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja citado corretamente.

 

 

Creative Commons License
Amazônica - Revista de Antropologia da Universidade Federal do Pará é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil.

This is an open-access website under the terms of the Creative Commons Attribution-NoDerivatives License.
Based on a work at www.periodicos.ufpa.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/amazonica.