O AMAZONISMO ACRIANO E OS POVOS INDÍGENAS: REVISITANDO A HISTÓRIA DO ACRE
Resumo
Este artigo reflete sobre o lugar atribuído aos povos indígenas na história oficial do Acre. A partir da ideia de amazonismo, discuto o imaginário ocidental sobre a Amazônia e seus primeiros habitantes, enfatizando sua profunda ambiguidade. Mostro como esse imaginário serviu de guia à conquista do Acre durante o auge da economia extrativista da borracha
e como os povos indígenas da região foram inicialmente marginalizados e excluídos da história para exaltar o heroísmo dos colonizadores, só adquirindo visibilidade após sua organização como atores políticos a partir da década de 1970 num novo contexto de colonização da região.
Por fim, analiso a situação contemporânea que, apesar de mais favorável aos índios, reinventa uma história idílica e continua reproduzindo os estereótipos ocidentais sobre essas populações.
Palavras-Chave: Amazônia, Acre, povos indígenas.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazonica.v7i2.3449
© As/os autoras/es que publicam na Amazônica Revista de Antropologia (ARA) retêm os direitos autorais e morais de seu trabalho, licenciando-o sob a Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivação Works 3.0 Brasil que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja citado corretamente.
|
This is an open-access website under the terms of the Creative Commons Attribution-NoDerivatives License. |